Cultura e Educação
Data de realização: 09/10, 10/10 e 11/10/2019.
Local de realização do evento: EEFD UFRJ
Horário de realização do evento: 9h às 21h30
Público-Alvo: Toda comunidade acadêmica envolvendo estudantes, professores e funcionários, e comunidade externa, especialmente público com interesse sobre Cultura, Educação, Dança, corpo e saúde.
O 1° Seminário de Dança Ministerial da UFRJ: A quebra do pré-conceito aonde a Arte e a Dança se Faz teve como objetivo principal contribuir com a iniciação e aprofundamento em atividades artísticas, investigativas e educativas vinculadas à Dança no meio eclesiástico. O evento realizou atividades como oficinas, minicursos e mesas de debates com palestrantes convidados, que buscaram promover a aproximação e reflexão do público sobre a Dança Ministerial enquanto manifestação artístico-cultural, partindo da relação da dança com o meio acadêmico/eclesiástico. Durante os três dias de realização do evento, a comunidade universitária e externa foram convidadas a participar de uma programação interdisciplinar, com diferentes linguagens artísticas, buscando estimular a troca de saberes acadêmicos e práticas sociais...
O 2° Seminário de Dança Ministerial da UFRJ, previsto para 06 de Setembro à 30 de Outubro de 2021, propõe uma programação de oficinas de dança, minicursos, mostras de vídeo-dança e debates que podem ser acompanhados pelo YouTube, Zoom e redes sociais. O projeto, promovido pelo coletivo de dança ministerial da UFRJ, realizará a sua segunda edição de ações culturais ligadas a linha temática “cultura corporal do movimento”, sendo uma série de atividades gratuitas online em parceria com discentes, docentes, especialistas, mestres e doutores da área de “dança e movimento” da comunidade interna, de diversas universidades e público em geral promovendo a acessibilidade e inclusão. O evento é um convite para pensar em outras estratégias de difusão do conhecimento e ampliação do diálogo com diferentes públicos que tenham interesse sobre Cultura, Dança, Corpo, Educação e Saúde, neste contexto da universidade com ações remotas.
Dar continuidade e ampliar as discussões sobre o trabalho desenvolvido no ano de 2019 a fim da promoção de diálogos entre artistas, estudantes, professores e pesquisadores da Dança e áreas afins, sobre a condição do ensino, da pesquisa e do fazer artístico em Dança como área de conhecimento no meio acadêmico/eclesiástico no atual contexto. Pretende-se, por meio da segunda edição do evento fazer uma extensão da universidade, extrapolando as paredes da instituição de forma remota, trabalhando com os fundamentos da dança de Helenita Sá Earp, criadora e fundadora da Graduação em Dança na UFRJ, assim ampliando os conhecimentos numa dinâmica coletiva de partilha dos parâmetros Movimento, Espaço, Forma, Dinâmica e Tempo. Logo apresentando a pedagogia que levou a Faculdade de Educação Física da UFRJ a dançar, compreendendo a dança como um direito de todos. Dessa forma, o projeto fundamenta-se nessa concepção e entende o ambiente eclesiástico como o eixo matricial que media as relações entre a Dança ministerial (desde a escala municipal a internacional) e as demandas trazidas pela comunidade interna e externa ao cotidiano da universidade.
Inscrição
Diante do retorno da educação no país de forma presencial, o trabalho com os fundamentos da dança de Helenita Sá Earp, criadora e fundadora da Graduação em Dança na UFRJ, amplia os conhecimentos numa dinâmica coletiva de partilha dos parâmetros Movimento, Espaço, Forma, Dinâmica e Tempo. Criou-se uma pedagogia que levou a Faculdade de Educação Física da UFRJ a dançar, compreendendo a dança como um direito de todos. Dessa forma, o projeto fundamenta-se nessa concepção e entende o ambiente eclesiástico como o eixo matricial que media as relações entre a Dança ministerial (desde a escala municipal a internacional) e as demandas trazidas pela comunidade interna e externa ao cotidiano da universidade. Estimula-se assim a reflexão e a partilha de saberes teóricos e práticos sobre a linha estética denominada dança Ministerial como linguagem artística, considerando a relevância de uma educação para além de corpos estáticos e rígidos e uma educação através da pedagogia dançante por meio do movimento expressivo que influencia o comportamento e a participação assertiva do educando. O “3° Seminário de Dança Ministerial da UFRJ” parte da concepção de Marques (2010, p. 48), que entende o corpo como construtor de conhecimento por onde “transitam informações, sensações e questionamentos, conhecimento, enfim”. Corpo e movimento constituem-se assim um agenciamento indissociável na existência. Além disso, o seminário observa a lacuna de produção de conhecimento científico da Dança Ministerial enquanto objeto de investigação acadêmica (artigos, publicações e demais referências bibliográficas) e pretende contribuir com formação múltipla de discentes, docentes e público em geral da comunidade interna e externa. Logo o seminário é a reflexão pedagógica e cultural da aplicação da pesquisa, elaboração, análise e síntese dos trabalhos a serem aplicados na prática como: A relação entre teoria e prática, reconhecendo ambas como fontes geradoras de conhecimento. A experiência da 1° edição do evento em 2019 teve um público de mais de duas mil pessoas, somada aos relatos positivos do público participante, já a 2° edição em 2021 ocorreu de forma remota, com uma programação contemplando diferentes corpos múltiplos contando com uma equipe de acessibilidade nos turnos manhã, tarde e noite e alcançando um número de mais de mil pessoas, fomentou o desejo de realizar o 3° Seminário de Dança Ministerial da UFRJ de forma híbrida, visando alcançar um número maior de pessoas que as duas últimas edições por meio da diversidade na dança e na educação.
O “3° Seminário de Dança Ministerial da UFRJ” tem como objetivo principal dar continuidade e ampliar as discussões sobre o trabalho desenvolvido no ano de 2021, com a promoção de diálogos entre artistas, estudantes, professores e pesquisadores da Dança e áreas afins, sobre a condição do ensino, da pesquisa e do fazer artístico em Dança como área de conhecimento no meio acadêmico/eclesiástico no atual contexto. Pretende-se, por meio da terceira edição do evento, fazer uma extensão da universidade, extrapolando as paredes da instituição de forma híbrida. O seminário deve acontecer durante seis dias proporcionando momentos de sensibilidade, reflexão e o que mais a arte puder estimular, um encontro que pode potencializar trocas de experiências, de produção de conhecimento, de práticas sensíveis, podendo estender o que é produzido em nível de pesquisas na universidade para o público externo.
Programação
Inscrição
O “4º Seminário de Dança Ministerial da UFRJ: Reflexões sobre a decolonialidade”, terá como ação cultural ampliar as discussões sobre a decolonialidade e a inclusão, resgatar os valores sobre dança do continente Africano na formação cultural da Dança Ministerial no Brasil, expor as tradições dançantes que visam oferecer elementos para o desenvolvimento de cada indivíduo, tanto intrapessoal como no interpessoal e impulsionar a partilha corp(oral) que são multigeracionais que variam de Estado para Estado no Brasil, especificamente no Estado do Rio de Janeiro, que pode ser compreendida como uma educação para a cidadania que provoca: reflexões, expressão, criação e apropriação de informação e disseminação numa dinâmica cultural. Esta ação promoverá também a visibilidade e o protagonismo de artistas afrodescendentes, assim irá proporcionar trocas de experiências, produção de conhecimento e práticas sensíveis, podendo estender o que é produzido em nível de pesquisas na condição do ensino e do fazer artístico em Dança como área de conhecimento, desatar o diálogo com diferentes públicos no meio acadêmico/eclesiástico e transformar a universidade em um espaço cultural.
Geral:
O presente projeto objetiva-se em ampliar as discussões sobre a inclusão advinda da decolonialidade numa perspectiva da dança como área de conhecimento a promover momentos para refletir, sensibilizar e dialogar com a comunidade interna e externa da universidade. Pretende-se também por meio da quarta edição do “Seminário de Dança Ministerial da UFRJ” aprender, desaprender, construir e desconstruir que promoverá a pedagogia decolonialista no fazer artístico entre a ponte universidade e ambiente eclesiástico, visando desmistificar a repressão do corpo como gerador de conhecimento e sanar as lacunas de perceber, entender e transmitir a influencia da africanidade na cultura da Dança Ministerial no Estado do Rio de Janeiro.
Específicos:
Desenvolver mesas e palestras que promovam o respeito dos valores culturais sobre a perspectiva decolonialista;
Oferecer oficinas e minicursos que valorize a diversidade artística e histórica de afrodescendentes;
Convidar companhias de dança que buscam comunicar-se e relacionar-se por meio da desconstrução do eurocentrismo;
Proporcionar intervenções e mostras de dança que valorize o corpo como instrumento de emancipação da dança ancestral..
Programação
O “5º Seminário de Dança Ministerial da UFRJ: A Valorização de Cultura Evangelica Brasileira”, [EM BREVE]
Geral:
[EM BREVE]
Específicos:
[EM BREVE]